Grécia
• Mito: Narrativa que contou as histórias dos deuses e heróis gregos, disseminadas por oralidade e, por isso, tinham várias versões.
• Para os gregos, a morte significava a ausência de memória→objetivavam viver a vida intensamente, de modo que o indivíduo não fosse esquecido e que seus feitos perpetuassem nas ideias das próximas gerações.
• Poetas, ou guardiões: conservavam os feitos e propagavam as memórias.
• Deuses gregos eram vítimas de suas paixões, vontades, vinganças e estavam próximos a humanidade, somente se diferenciando pela sua imortalidade.
• Homens, para serem lembrados, necessitavam de feitos heróicos e nobres atitudes, nem que para isso fosse necessário morrer em nome da honra.
• Filosofia: surgiu em 585 aC como uma tentativa de compreender o mundo e atribuir-lhe sentido.
• Periodos Artísticos:
→Arcaico (século 8aC a 6aC):
- Representação de muitos mitos.
- Corpo retratado de forma rígida pelos escultores.
- Forte influencia da arte egípcia e asiática em suas obras.
→Clássico (séc. 5aC a 4aC):
- Produção significativa nas Artes, Literatura, Arquitetura e Filosofia.
- Influenciou o Renascimento e o Neoclassicismo.
- Fisionomia plácida e controlada.
- Racionalismo, realismo, movimento e culto ao belo.
→Helenístico (séc. 4aC - 3aC):
- Contexto: cultura e civilização grega se espalharam pelo Mediterrâneo devido as conquistas territoriais Alexandre, o Grande. Quando ele morre, suas aquisições são divididas em Estados independentes, mesclando o Oriente e o Ocidente, espalhando a arte helenística por vastas regiões.
- As obras eram violentas, porém cheias de vida.
- "Arte pela arte", sem objetivos complementares, o que fez mais pessoas apreciá-la.
• Colunas: com grandiosidade e precisão matemática, eram pontos de equilíbrio, harmonia e simetria. Pode ser dórica, jônica ou coríntia.
• Teatro: Possuía caráter educativo e trágico, com o herói tendo atitudes que deveriam servir de exemplo à população.
→Tragédia:
- Gênero dramático e sério do teatro.
- Ocorriam acontecimentos fatais, encenando a tortura do herói.
- As tragédias precisavam ser reais, ou imitações semelhantes, pois só assim o espectador chegaria a catarse (purificação da alma por meio de uma descarga emocional provocada por um trauma).
→Comédia:
- Cenas mais leves, ridicularizadas e mundanas.
- Fatos corriqueiros para a diversão do público.
- Crítica política, máscaras e figurinos exagerados.
• Música:
→Relacionada a matemática e fundamentada nas linguagens artísticas do raciocínio, lógica e filosofia.
→Equilíbrio era essencial para a música e a arte, relacionadas à ordem e ao belo.
→Música teria o poder de envolver as pessoas e nelas despertar diferentes comportamentos, dependendo do padrão rítmico e da escala utilizada.
→Éthos: capacidade da música de incentivar diferentes estados de espírito da alma.
![](https://static.wixstatic.com/media/a51a01_561981d2bb4b4edbb8b73ef92eba9137~mv2.png/v1/fill/w_800,h_538,al_c,q_90,enc_auto/a51a01_561981d2bb4b4edbb8b73ef92eba9137~mv2.png)
Roma
• Sofreu fortes influências artísticas da arte etrusca (voltada para a expressão da realidade vívida) e da arte greco-helenística (voltada para um ideal de beleza).
• A arquitetura romana teve influência da arquitetura grega, somada às características romanas próprias.
• Panteão, anfiteatro e arco do triunfo são exemplos de construções romanas que tinham como objetivo servir de ponto de apoio para as estátuas construídas em honra a personagens ilustres da época.
• Presença de arcos e abóbadas na arquitetura.
• Coliseu: representava a ideia de arena, na qual romanos podiam se entreter com as batalhas entre gladiadores e/ou feras, em um ritual, tanto simbólico quanto cultural, de crueldade.
• A arte romana construiu suas características na mescla de artes distintas, acrescentando traços próprios.
![](https://static.wixstatic.com/media/a51a01_2639ad50df314c90b8ea81561d0c059a~mv2.png/v1/fill/w_800,h_533,al_c,q_90,enc_auto/a51a01_2639ad50df314c90b8ea81561d0c059a~mv2.png)
Fonte: CERICATO, Lauri. et al. Revisão Anual - Arte. São Paulo, SP: Editora FTD, 2018.
Sem dúvida, existem muitas peças famosas de arte grega e romana que resistiram à passagem do tempo. Algumas das mais proeminentes são a Vênus de Milo, uma escultura grega representando a deusa do amor, e o Discobolus, uma escultura grega representando um atleta lançando um disco completo. Na arte romana, o afresco da "Última Cena" em Pompéia e o mosaico da vila romana de Casale, na Sicília, são exemplos impressionantes da habilidade artística da época.
Se você quer aprender mais sobre a arte da Grécia e Roma Antigas, recomendo que jogue algo que eles nunca tiveram: https://spacemans.com.br. Lá você encontrará recursos adicionais e uma seleção das obras mais famosas dessas civilizações.