EUA Pós-Guerra
• Após a 1ª guerra, a Europa estava arruinada. Os EUA se tornaram os maiores fornecedores de produtos industrializados e de gêneros agrícolas, além de credores.
• Os EUA chegaram a ser responsáveis por mais de 40% da produção mundial.
• Os “loucos anos 20” foram caracterizados por:
→Aumento da produtividade
→Construção dos primeiros arranha-céus nos EUA.
→Racionalização da produção industrial, com sistemas fordista e taylorista.
→Aumento do consumo diante do aumento da produção, emergindo o consumo em massa.
• Esse clima contribuiu para o American Way of Life, sustentado pela crença de prosperidade permanente, fazendo os EUA ser referência mundial.
• O cinema de Hollywood e o jazz foram difundidos de forma massiva pelos EUA, formando uma verdadeira indústria do entretenimento que ganharia o mundo.
• Com o nascimento do mercado hollywoodiano e da indústria do entretenimento, o capitalismo utilizou-se deles para vender não apenas mercadorias, como também símbolos, estilos de vida, desejos e sonhos.
Crise de 1929: a Grande Depressão
• Em 1920, houve declínio no consumo de itens exportados pelos EUA, ocasionado principalmente pela recuperação econômica da Europa após a 1ª Guerra.
• A alta produção continuou, porém não se tinha mais um alto consumo, levando a gastos com armazenamento de produtos.
• A valorização das ações da empresa criava a ilusão de que era possível enriquecer do dia para a noite.
→Porém, em outubro de 1929, os títulos a venda eram maiores que a quantidade de compradores. Sem compradores, houve uma drástica queda dos preços dos títulos da bolsa.
→Em 29/10/1929, investidores queriam se desfazer de suas ações, mas como não havia compradores, houve desespero, e a bolsa faliu.
• Consequências da queda da bolsa:
→Execução das dívidas pelos bancos, que tomavam imóveis dos devedores que não pagavam dívidas.
→Aumento do desemprego.
→Perda de terras de produção agrícola.
• Enquanto os países capitalistas ruíam, a URSS permaneceu imune aos efeitos da crise, e sua produção industrial avançou entre 1929 e 1940. Esse processo contribuiu para a descrença no modelo liberal.
• Roosevelt e o New Deal: Prometeu recuperar a economia e superar o desemprego, com o objetivo de fortalecer o papel do Estado na economia. Suas principais medidas eram:
→Relief, recovery and reform (alívio, recuperação e reforma), priorizando a recuperação de indústrias e do setor agrário, as obras de infraestrutura, redução de desemprego e reorganização do sistema financeiro do país.
→Regulação do mercado e concessão do crédito para fortalecer os bancos.
→Criação de subsídios para a agroindústria e a pecuária.
→Ampliação do número de proprietários rurais.
→Reconhecimento de direitos trabalhistas.
→Realização de grandes obras públicas de infraestrutura, gerando empregos públicos.
Totalitarismo na Europa
• A descrença no modelo liberal-democrático gerado pela crise de 1929 fez crescer o apoio político e financeiro a grupos de extrema direita que defendiam o sistema capitalista com forte intervenção do Estado na economia, mas eram contrários à revolução comunista.
Fascismo Italiano
• Acordos firmados ao final da 1ª guerra fizeram nascer um sentimento de traição e de humilhação entre os italianos. Somado à crise econômica, levou aos social-democratas incentivarem greves pelo país. Surgiu o Partido Comunista Italiano.
• Em reação, Mussolini criou uma milícia paramilitar que perseguia com violência comunistas, liberais, democratas e socialistas, considerados pelos fascistas inimigos do povo.
• 1921: Foi fundado o Partido Nacional Fascista (PNF).
• 1922: Mussolini organizou a Marcha sobre Roma, e o rei o convidou a formar um novo governo.
• 1929: Mussolini e a Igreja Católica assinaram o tratado de Latrão, acordo que reconheceu a independência do Estado do Vaticano; o catolicismo se tornou a religião oficial do Estado Fascista italiano.
Nazismo Alemão
• As punições sofridas pelo tratado de Versalhes colocaram a Alemanha em profunda crise econômica.
• Os partidos de extrema direita ganharam força, entre eles o Partido Nazista.
• Os nazistas tentaram tomar o poder por meio de um golpe. Diante do fracasso, Hitler foi preso em 1923. Na prisão, escreveu os princípios da ideologia nazista:
→Superioridade física e cultural do povo ariano.
→Reconhecimento dos judeus como principais inimigos da Alemanha.
→Critica as ideologias de livre mercado, iluministas e democráticas.
→Necessidade de construção de um grande império alemão cuja extensão incorporaria toda a Europa oriental, demarcando o espaço vital ao pleno desenvolvimento da raça ariana.
• A crise de 1929 possibilitou o gradual crescimento eleitoral dos nazistas. O presidente convidou Hitler a ocupar o cargo de primeiro-ministro. Com a morte do presidente, Hitler acumulou o cargo de presidente e primeiro-ministro, poderes suficientes para que ele refundasse o Império Alemão, agora como Terceiro Reich.
• Estado nazista investiu maciçamente na industria bélica, desrespeitando o Tratado de Versalhes, que proibia a militarização alemã.
• Hitler deu início a sua política imperialista com o intuito de conseguir o “espaço vital”. Essa política militarista mergulharia o mundo na 2ª guerra mundial.
Segunda Guerra Mundial
• A Guerra Civil Espanhola (1936-1939)
→Entre 1931 e 1936, a Espanha teve o poder alternado entre esquerda e direita.
→Nas eleições de 1936, venceu a Frente Popular, uma coalizão de esquerda formada por stalinistas, trotskistas, anarquistas, democratas e republicanos, defendendo as reformas sociais em busca da igualdade.
→Grupos de direita contestaram os resultados das eleições, resultando em uma guerra Civil, que começou quando a direita tentou dar um Golpe de Estado na esquerda, que o impediu. A direita obteve apoio de Hitler e Mussolini contra a esquerda.
→A direita tomou o poder no sul da Espanha. Em 1939, com o apoio de italianos e alemães, a direita derrotou definitivamente a Frente Popular.
→A direita assumiu o poder e instalou uma ditadura, que durou até 1975.
• Conflito Mundial
→Mesmo com o desrespeito de Hitler ao Tratado de Versalhes, Inglaterra, França e EUA adotaram a política do apaziguamento, evitando confrontar decisões alemãs.
→Em 1936, Alemanha, Itália e Japão criaram o pacto Anti-Komintern, de combate ao comunismo internacional. Esse pacto resultou no Eixo Roma-Berlim-Tóquio.
→Em 1938, Hitler anexou a Áustria a seu império, avançando também sobre a Tchecoslováquia. Em seguida, tomou a Polônia.
→Os russos, em ação preventiva, assinaram um pacto de não agressão com os alemães (Pacto Ribbentrop-Molotov): a Alemanha poderia invadir a Polônia desde que resguardasse metade do território ao domínio soviético.
→Com a invasão da Polônia e o acordo de não agressão com os soviéticos, Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha em 01/09/1939.
→Hitler tomou a Polônia. Em 1940, a Dinamarca e a Noruega. Em seguida, ocupou os Países Baixos, Bélgica, Luxemburgo e França.
→A França foi dividida em norte (governada diretamente por nazistas, com a capital em Paris) e sul (governada por colaboradores de nazistas, com a capital em Vichy).
→A França não se rendeu, sendo a sua resistência contra os nazistas comandada por um general inglês.
→A força aérea alemã falhou em tomar a Inglaterra, não conseguindo neutralizar a força militar inglesa.
→Em 1941, a Alemanha ocupou a Grécia e os Balcãs; em seguida, a Roménia, a Bulgária e a Hungria. Então, Hitler sentiu confiança para invadir a URSS, visando destruir o comunismo.
- Na Batalha de Stalingrado (1942), as tropas alemãs sofreram com o inverno rigoroso russo. A tática de terra arrasada (população soviética destruiu plantações no caminho das tropas alemãs, enfraquecendo o inimigo, que ficava sem recursos para enfrentar os meses de batalha) levou à derrota de Hitler.
- Esse conflito marcou a reviravolta da Guerra, e os alemães começaram a perder.
- Somando as baixas sofridas por Hitler na Batalha de Stalingrado, a Alemanha também sofreu um grande abalo com a entrada dos EUA na guerra.
→Em dezembro de 1941, o ataque japonês à base estadunidense de Pearl Harbor (pois o país visava expandir seu império) provocou a entrada dos EUA na Guerra, ao lado dos Aliados (URSS, França e Inglaterra).
→Os aliados venceram uma batalha na Itália, depondo Mussolini, que foi preso e executado por guerrilheiros italianos.
→Dia D: em junho de 1944, os aliados organizaram a maior ofensiva da 2ª Guerra Mundial - desembarque de mais de 5 mil navios e 5 milhões de soldados na Normandia, no noroeste da França.
→Desacreditado diante do cenário de derrota, em 30/04/1945, Hitler se suicidou.
![](https://static.wixstatic.com/media/a51a01_5a3ea3a0f2884ed58c0fa7702d58826f~mv2.png/v1/fill/w_980,h_735,al_c,q_90,usm_0.66_1.00_0.01,enc_auto/a51a01_5a3ea3a0f2884ed58c0fa7702d58826f~mv2.png)
• Conferência dos Vencedores
→A Conferência de Ialta de 1945 serviu para discutir as fronteiras europeias após o conflito, a ocupação e a desmilitarização da Alemanha.
→Conferência de Potsdam: além de ratificar as decisões de Ialta, os líderes discutiram o destino da Alemanha pós-nazismo.
- Decidiu-se que o país e a capital seriam divididos entre os 4 vencedores da guerra (França, Inglaterra, EUA e URSS): de um lado o bloco capitalista, liderado pelos EUA; de outro, o lado socialista, liderado pela URSS.
• Guerra do Pacífico
→Após o bombardeio de Pearl Harbor, a expansão japonesa se estendeu para diversas colônias britânicas, francesas e estadunidenses na Ásia. Para frear a expansão, os EUA detiveram os japoneses no Havaí, destruindo muitos de seus porta-aviões. Apesar disso, japoneses continuaram lutando, sendo o último bastião do Eixo na guerra.
→Em agosto de 1945, com o intuito de acabar a Segunda Guerra e mostrar superioridade bélica, os EUA lançaram 2 bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagasaki, que foram completamente destruídas, provocando a morte de aproximadamente 160 mil civis.
→Após as bombas, a guerra no Pacífico terminou com a rendição do Japão.
→Os EUA afirmou ter lançado as bombas com o intuito de acabar com a resistência japonesa. No entanto, especialistas afirmam que as bombas dirigiam-se politicamente à URSS, como estratégia para frear o crescimento soviético e mostrar superioridade bélica estadunidense.
• A 2ª guerra Mundial foi o maior conflito bélico da história, sendo o que mais mortes causou, com cerca de 40 milhões.
Fonte: CERICATO, Lauri. et al. Revisão Anual de História - Módulo 3. São Paulo, SP: Editora FTD, 2018.
Comments