top of page

História: Europa Moderna

Para Contextualização: Idade Moderna → Fundamentos do Estado Absolutista Estado Moderno na Inglaterra.

Revolução Puritana

• Jaime I, 1º membro da dinastia Stuart, assume após a morte de Elizabeth e submete o Parlamento à Coroa.

• No século 17, o Parlamento inglês foi dominado pela burguesia mercantil e pelo gentry (criadores de carneiro e produtores de lã. Nobreza definida pelo status)→ fortaleceu-se a posição contrária ao absolutismo dos Stuart no parlamento.

• Jaimes impôs diversos impostos e passou a controlar a comercialização de muitos produtos essenciais→desagradou o povo, pelo aumento de preços e impostos, e a burguesia, que queriam maior liberdade comercial.

• Jaime I liderou a perseguição aos puritanos (calvinistas ingleses que pregavam a separação entre Igreja e Estado) e católicos, fortalecendo a igreja Anglicana.

• Jaime morre (1625)→Assume Carlos I, seu filho→mantém o poder centralizado, articulando medidas p/fechar o parlamento→Parlamento reage (1628), obrigando o rei a assinar a petição de direitos (impunha limites ao poder do rei).

• Rei não cumpre a petição, e fecha o parlamento (1629), aumentando impostos e aumentando a perseguição a seus opositores.

• 1639 - invasão dos escoceses ao norte da Inglaterra→Carlos I convoca o Parlamento (1640) para ajudar a lutar os escoceses→Parlamento queria ser convocado regularmente, mas Carlos I (defensor da teoria do poder divino dos reis) não acatou as exigências do Parlamento→Guerra Civil inglesa estoura, conhecida como a Revolução Puritana

• A revolução puritana foi disputada entre o rei e o exército puritano de Cromwell.

• Revolução foi resultado da luta entre a burguesia e realeza pelo controle do país

• O exército puritano (New Model Army) era formado por camponeses, artesãos e burgueses. Os soldados eram pagos por combate. O militar poderia ascender na carreira, sem depender de ser nobre de sangue.

• Exército do rei é derrotado (1645) e, após sua tentativa de fuga, o rei é capturado e condenado à morte, sendo enforcado por Oliver Cromwell em 1649.

A República Puritana de Cromwell:

→Após a queda de Carlos I, o exército de Cromwell invadiu a Irlanda e a Escócia, que foram incorporadas à República Puritana de Cromwell.

→Cromwell dissolveu o Parlamento (1653), transformando-se num tirano vitalício e hereditário, e foi proclamado Lorde Protetor da Inglaterra, Escócia e Irlanda.

→Cromwell estabeleceu os atos de navegação, que tornou possível a expansão comercial inglesa no mar, possibilitando que a Inglaterra crescesse como potência mundial, favorecendo principalmente a burguesia

• Restauração da Monarquia

→Oliver Cromwell morre (1658)→assume seu filho, Richard, que não desfrutava dos mesmos dons políticos e militares que o pai→Richard abdica o cargo→ Monarquia é restaurada (1660), assumindo Carlos II, filho de Carlos I.

→Após a Restauração de 1661, Carlos II retira o corpo de Oliver de Westminster, o enforca e decapita em praça pública.

• Revolução Gloriosa

→Morre Carlos II (1685)→assume seu irmão, Jaime II, que governa a favor de católicos e anglicanos→Parlamento temia que ele restaurasse a Monarquia absolutista→Elites organizam um golpe e derrubam Jaime II→Convidam seu genro, Guilherme de Orange (calvinista holandes) para assumir o trono.

→Passagem do poder de Jaime II para Guilherme e Maria Stuart ficou conhecido como revolução gloriosa, pois não houve derramamento de sangue.

→Guilherme, para assumir, deveria assinar o Bill of Rights (poder do rei era submetido ao parlamento e à nova lei. O rei era proibido de governar sem o Parlamento, sendo o poder Executivo liderado pelo 1º Ministro, chefe parlamentar).


Século das Luzes e o Iluminismo

• Alguns pensadores começaram a questionar as estruturas sociais e associá-las a uma concepção de atraso e decadência, passando a ansiar por mudanças.

• Iluministas defendiam a razão e o método experimental como critérios para o estabelecimento da verdade e produção do conhecimento.

• Racionalismo se firmou como modo de pensar no universo intelectual europeu.

René Descartes: “penso, logo existo”; método cartesiano, consistente de ceticismo metodológico (duvida a respeito de qualquer informação).

John Locke:

→Ser humano possui direitos naturais (vida, liberdade e propriedade privada).

→A razão deveria ser usada para se obter a verdade e determinar a legitimidade das instituições sociais.

→Existência de um contrato entre soberano e o povo, que garante manutenção de direitos, e que acreditava ser possível romper.

Isaac Newton: defendia a universalidade da razão e a ideia de que o universo era regido por leis da Física, não por leis divinas.

Enciclopédia: representou o espírito do pensamento e dos valores divulgados pelo Iluminismo; Meio eficaz para difundir as ideias e conhecimento a todos que buscassem o saber por meio da razão;

→Filosofia dessa obra influenciou diretamente os ideais de igualdade, liberdade e fraternidade preconizados pela Revolução Francesa.

Montesquieu: publica obra conhecida como marco inicial do Iluminismo (1721), satirizando a monarquia absolutista e a Igreja.

→1748: propôs um novo modelo de Estado, baseado na separação dos poderes em: Judiciário, Legislativo e Executivo.

Voltaire: apesar de acreditar em deus, fez críticas à igreja, negando a teoria do direito divino, que legitimava o poder dos reis.

→Defendeu a liberdade de expressão, condenando a tortura, e a opressão.

Rousseau: existência da soberania popular em um Estado Contratualista. A vontade coletiva deve sobrepor-se à vontade particular. A soberania é exercício da vontade geral, e o soberano, um ser coletivo.

→Propriedade privada como fonte das desigualdades.

→Todos os indivíduos são bons, mas a sociedade os corrompe.

Deísmo: crença em Deus, negando a bíblia e Jesus. Deus se manifestava pela razão e sua existência podia ser comprovada na forma racional e científica.

→Rousseau e Voltaire eram adeptos.

Iluminismo na Economia:

Estado mínimo: Estado interfere ao mínimo na economia.

Quesnay: agricultura como origem de toda a riqueza

Adam Smith: cabia aos governos estimular a iniciativa privada e o empreendedorismo individual, e o mercado devia se autorregular de acordo com a lei de oferta e de procura. Base para o Liberalismo, essencial para a Revolução Industrial Inglesa.

Despotismo Esclarecido: Iluminismo influência Estado absolutista.

→Além de incorporar o Iluminismo, o déspota esclarecido buscava manter sua forma de governo, evitando tendências revolucionárias que se aproximavam.


Fonte: CERICATO, Lauri. et al. Revisão Anual de História - Módulo 2. São Paulo, SP: Editora FTD, 2018.



Comments


©2022 por Alando.

bottom of page